top of page

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS

1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO

Prezados Pais / Responsáveis,

 

Favorecer o autodesenvolvimento é o objetivo de qualquer Educação. Aprende-se melhor num ambiente de harmonia, de equilíbrio físico, material e, sobretudo, afetivo. Família e escola devem trabalhar em parceria para a criação desse espaço estimulante.

Instigar o gosto pelo esforço e pela atenção cria uma força de caráter e suscita hábitos de estudo. Tais atos repetidos, aliados a uma cultura geral sólida e a um interesse pelo circundante, permite à criança e ao adolescente encontrarem seu caminho, adaptarem-se e se prepararem para agir.

Este livreto contém informações importantes a respeito do funcionamento do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Euclides da Cunha. Tais informações nortearão nosso trabalho e serão essenciais para que possamos caminhar juntos e em harmonia. Solicitamos que as leiam com atenção e consultem sempre que necessário. Bom ano letivo a todos!

Lucinéia Pereira Vieira Novais  

DIRETORA ESCOLAR 

Cláudia Cristina da Silva Bovolenta 

COORDENADORA PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMENTAL I

Thayline Vieira Queiroz 

COORDENADORA PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

EQUIPE PEDAGÓGICA

A pontualidade com relação aos horários de entrada e de saída é essencial, pois facilita a organização do espaço e cria um ambiente de maior segurança para o estudante.

MANHÃ

TARDE

As aulas de reforço e os projetos culturais terão inicio no mês de março.

 

Importante  As aulas de Educação Física serão de caráter obrigatório; no Ensino Fundamental I acontecerão dentro do horário de aulas normais, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio no período oposto ao das aulas regulares.

HORÁRIOS

Entrada - Os alunos deverão chegar pelo menos cinco minutos antes do horário estabelecido. O aluno que se atrasar deverá aguardar na biblioteca e entrar em sala somente no início da segunda aula. Em caso de atrasos no Fundamental I, os pais e ou responsáveis deverão dirigir-se até a secretaria para assinar a justificativa do mesmo, no Fundamental II e Ensino Médio os alunos deverão dirigir-se à secretaria para o mesmo procedimento. A partir da quarta ocorrência no bimestre, não será permitida a entrada do aluno em sala de aula.

 

Saída - A saída apenas será permitida com a presença dos responsáveis ou do acompanhante previamente autorizado. O aluno que for autorizado pelos responsáveis a ir embora desacompanhado, deverá se encaminhar para sua residência após o sinal da saída. Esta autorização deverá ser feita por um dos responsáveis, pessoalmente na secretaria do Colégio. Fiquem atentos aos horários combinados com os responsáveis pelo transporte de seus (suas) filhos (as) para que não haja desencontros.

 

Saídas Antecipadas - Os alunos só poderão sair antecipadamente em casos excepcionais, mediante solicitação por escrito dos responsáveis e autorização da Coordenação.

Atrasos entre aulas e após o intervalo - Nas trocas de aulas e após o intervalo do período, os alunos devem obedecer aos sinais e horários com responsabilidade. Caso haja atrasos, o discente será encaminhado à Coordenação. Na reincidência, a família será informada e, a partir da quarta ocorrência no bimestre, não será possível a entrada do aluno em sala de aula.

 

Importante Para que não haja comprometimento do pedagógico, a comemoração de aniversários na escola será permitida somente para o Ensino Fundamental I, no horário das 11h às 11h50, no dia agendado pela escola.

ENTRADA E SAÍDA

Um dos meios do Colégio conhecer um pouco do histórico de cada aluno é através do Cadastro do Aluno. Solicitamos que alterações ou novas informações como: mudança de endereço, telefones, e e-mails sejam atualizadas diretamente na Secretaria do Colégio. Atenção para a entrega de documentos (certidão de nascimento, R.G. e CPF).

CADASTRO DO ALUNO

Em caso de falta, o aluno deverá consultar o conteúdo perdido com um colega ou com a coordenação que verificará com os professores e posteriormente fará as orientações. Se houver a necessidade de faltas consecutivas, solicitamos que entrem em contato com a Coordenação a fim de receber as devidas orientações. Para faltas em dias de avaliação, o aluno terá direito à Prova Substitutiva em situações excepcionais devidamente descritas no item “avaliação”.

FALTAS

O instrumento utilizado para a comunicação família x escola é a agenda do Colégio, de uso necessário para todos os alunos. A mesma será utilizada para registrar recados, combinados, circulares, tarefas, datas importantes e atendimentos ambulatoriais. A agenda deverá estar diariamente na mochila do aluno, inclusive nos momentos de atividades diversificadas, como recuperações, saídas pedagógicas, eventos esportivos, entre outros. A comunicação entre pais, professores, Coordenação e Orientação Educacional deverá ser feita também via agenda, e-mail ou por agendamento de reunião individual, marcada com antecedência.

Os atendimentos serão agendados sempre nos horários pedagógicos do professor. Os professores não estão autorizados a atender os pais nos horários de entrada e de saída dos alunos. A comunicação sobre eventos e demais atividades do Colégio será realizada por meio de circulares encaminhadas via agenda, e-mail e através do site.

COMUNICAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA

As reuniões de pais e mestres ocorrem bimestralmente no período noturno, das 18h às 19h30 (Unidade Euclidinho) e das 19h às 20h30 (Unidade Euclidão). As datas agendadas seguirão posteriormente com o calendário de provas do aluno. Neste encontro haverá a entrega do boletim, análise dos documentos (provas, portfólios, atividades e trabalhos), além de consistir numa oportunidade para conversar e receber orientações dos professores. Solicitamos, por gentileza, a pontualidade. Contamos com a participação de todos!

REUNIÕES DE PAIS E MESTRE

O aluno será avaliado durante todo o bimestre, de modo contínuo, após o desenvolvimento de cada conteúdo, por meio de provas, exercícios de aplicação realizados em classe e trabalhos.

• Avaliações Mensais e Bimestrais - serão aplicadas com agendamento de datas. As avaliações serão entregues aos alunos após a correção pelo professor, para que os mesmos analisem e levem para os pais assinarem e sejam devolvidas para os professores. Destacamos que, conforme o Regimento Escolar, as avaliações no Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio serão realizados ao longo do bimestre, de acordo com o calendário anual que será entregue ao aluno, com direito a reposição, sendo concedida segunda chamada, após deferimento da Direção, em situações excepcionais descritas abaixo.

I – Luto em família (documentado).

II – Moléstia infectocontagiosa (comprovada por atestado médico).

III – Obrigações Militares (com comprovação autenticada das autoridades competentes).

 

Importante: as avaliações substitutivas (provas mensais, bimestrais, de recuperação e oral) devem ser requisitadas pelo responsável no prazo máximo de 48 horas a partir da ausência do aluno. Na falta dos devidos comprovantes acima citados, as reposições terão um custo (R$ 45,00) a ser pago no ato do preenchimento do requerimento na Secretaria do Colégio. As datas para aplicação das avaliações substitutivas também constarão em nosso Calendário Anual. Após os dias programados, não será permitido realizar a prova perdida.

O Colégio proporcionará estudos de recuperação ao término de cada bimestre, visando reduzir ao mínimo a retenção em cada ano e mantendo todos os alunos atualizados através de avaliações de recuperação bimestrais de conteúdos já trabalhados.

Avaliações Nacionais – Serão aplicadas quatro avaliações ao longo do ano letivo, conforme calendário, para o E.F. I – 4º e 5º ano, E.F. II – 6º ao 9º ano, E.M. - 1ª e 2ª série. Para a 3ª série serão aplicadas duas Avaliações Nacionais.

Simulados CEC (9º ano e Ensino Médio) - Os simulados são avaliações no tipo teste realizadas bimestralmente no período das aulas regulares, com datas preestabelecidas no calendário anual de avaliações. Cada simulado é composto por questões de múltipla escolha relacionadas às disciplinas curriculares. Trata-se de um dos componentes da nota bimestral. Os simulados não podem ser realizados em outra data, portanto, em caso de ausência, independente do motivo, o aluno ficará sem nota.

Simulados COC – Serão aplicados nove simulados para a 3ª série do E.M.

 

• Trabalhos e pesquisas – Os trabalhos e pesquisas serão solicitados no decorrer do ano letivo, sendo um dos instrumentos avaliativos. Contamos com a pontualidade na entrega dos trabalhos, pois os mesmos terão alteração na nota, caso a entrega seja no dia seguinte à data estabelecida. Os trabalhos não serão recebidos após esse prazo. Visando uma padronização dos mesmos, devem estar de acordo com as seguintes orientações:

I – ÍNDICE: liste todos os subtítulos criados. Sempre é bom dividir o trabalho em partes, pois isso facilita a leitura e o entendimento do assunto, tanto para quem escreveu como para quem vai ler. O índice é a última coisa que você confecciona em seu trabalho, já que só depois de tudo pronto saberá em qual página ficou cada item.

II – INTRODUÇÃO: Breve resumo do trabalho. Relatar um pouco sobre cada assunto pesquisado de forma resumida e pontual.

 

 

III – DESENVOLVIMENTO: Organizado em partes que respondam a todas as perguntas e contenham todos os tópicos do seu plano de pesquisa. Com os subtítulos determinados, escreva seu trabalho. Uma forma interessante de iniciar pode ser por um pequeno histórico sobre o assunto. Sempre releia o que foi escrito, pois é comum pular, escrever uma palavra errada ou uma frase não ficar clara. Depois de pronto seu rascunho, escolha o lugar para fotos, mapas e ilustrações. É muito importante colocar legendas para as imagens, dizendo qual o assunto ilustrado e em que época foi tirada a foto.

IV – CONCLUSÃO: Termine o trabalho com uma conclusão sobre o tema que foi estudado. Você pode escrever de forma resumida o que aprendeu sobre o assunto e também estabelecer relações com outros fatos referentes à mesma matéria.

V – BIBLIOGRAFIA: A listagem dos livros, sites e outras fontes consultadas é muito importante. Existem algumas regras de como apresentar uma bibliografia. No caso de algum livro: SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor, nome do livro, nome da editora, ano que foi editado (Exemplo: ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo DCL, 2005).

 

OBSERVAÇÃO: a padronização acima será cobrada a partir do 6º ano do Fundamental II. Para o Ensino Fundamental I (3º ao 5º ano) será exigido somente a capa anexada à pesquisa, que deverá ser manuscrita.

AVALIAÇÃO

O aluno será encaminhado à Orientação Educacional, sempre que necessário, com o de objetivo de ajudar o educando a desenvolver uma metodologia de organização das tarefas escolares, dando-lhe condições de viabilizar “tempo disponível x tarefas a realizar”.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Todo o material escolar deve ser identificado com nome completo e ano/série do estudante. Solicitamos que os materiais de uso diário sejam repostos sempre que necessário, pois o cuidado e organização dos pertences é de responsabilidade do discente. Lembramos que o Colégio não se responsabiliza por objetos que não façam parte do material pedagógico, tais como celulares, ipods, pendrives e outros. Quaisquer desses materiais que forem recolhidos nas dependências do Colégio somente serão devolvidos para o responsável. Fiquem atentos a todos os objetos “diferentes” encontrados nas mochilas de seus filhos, verificando a origem e devolvendo-os imediatamente.

 

USO DA SQUEEZE

Pensando na sustentabilidade, preservação ambiental e higiene de cada aluno, além de evitar constantes saídas da sala de aula, permitimos o uso da squeeze (garrafa plástica para água) nas dependências do Colégio diariamente. Sendo assim, solicitamos a colaboração dos responsáveis ao acompanhar de forma constante o conteúdo das garrafinhas trazidas de casa pelos estudantes. Todos os recipientes devem ser transparentes.

 

UNIFORMES

  • Os alunos deverão vir à aula devidamente uniformizados para todas as atividades da escola nos períodos manhã e tarde;

  • Unidade Escolar Euclidinho: camiseta oficial do colégio, bermuda de helanca na cor preta e oficial do colégio, short saia de helanca na cor preta e oficial do colégio; bermuda ou calça comprida jeans ou preta (sem qualquer detalhe), calça legging nas cores preta (sem qualquer detalhe);

  • Unidade Escolar Euclidão: camiseta oficial do colégio, bermuda, calça ou saia (jeans) ou calça legging nas cores preta (sem qualquer detalhe). A calça legging deverá ser usada com uma camiseta oficial do colégio que cubra o quadril;

  • Quanto às camisetas dos projetos desenvolvidos no colégio, estas só poderão ser usadas às quartas-feiras;

  • As camisetas específicas dos formandos (90 ano e 3a série) poderão ser usadas diariamente no decorrer do ano da formatura;

  • Tênis ou sandálias presa aos pés, não sendo permitido o uso de chinelos ou rasteirinhas em qualquer atividade escolar;

 

Observações:

  • Não será permitido a entrada do (a) aluno (a) sem o devido uniforme;

  • Não será permitido o uso de roupas inadequadas ao ambiente escolar;

  • Qualquer peça de roupa que não seja pertencente ao uniforme padrão deverá ser colocada por baixo do mesmo.

MATERIAL ESCOLAR E UNIFORME

Este espaço é organizado por meio de algumas regras de conduta especificadas no local. O aluno que perturbar o ambiente da biblioteca, prejudicando a leitura dos colegas ou a realização de atividades como pesquisas, tarefas e trabalhos, será convidado a se retirar.

O prazo de empréstimo do material da biblioteca é de dez dias, começando a contar desde a data de retirada do mesmo. É permitido o empréstimo de um título por vez, sendo que no caso de empréstimo do material com a finalidade de uso em sala de aula ou laboratório, o material deverá ser entregue no final do período das aulas. A locação de títulos poderá ser renovada, desde que não haja pedido de reserva do material por outro estudante. Não é permitido o empréstimo de material destinado a consulta interna, ou seja, obras de referência como dicionários, enciclopédias, manuais, guias, periódicos, entre outros. É permitido que o aluno entregue o livro antes do prazo e retire outro, se assim desejar.

O material da biblioteca deverá ser sempre devolvido no prazo, pois caso não seja entregue na data estabelecida, será aplicada uma multa de R$1,00 por título a cada dia de atraso. Ressaltamos que o valor da taxa é cobrado por dias corridos, incluindo sábados, domingos e feriados.

No caso de extravio, rasuras, anotações ou outros danos na obra emprestada, a biblioteca deverá ser indenizada com um exemplar idêntico e, na falta deste, com obra similar ou de igual valor, conforme a orientação da bibliotecária, que explicará como proceder para a reposição. Importante: O pagamento de toda e qualquer multa deverá ser feito na Secretaria do Colégio.

BIBLIOTECA E LEITURA

As lições de casa são uma continuidade das atividades desenvolvidas em sala de aula e representam um compromisso do aluno com seus professores. Devem ser realizadas, sempre que possível, no dia em que foram solicitadas, tendo de ser entregues na data agendada pelo professor.

As lições têm por objetivo desenvolver a capacidade de ler, interpretar, aplicar dados, opinar e argumentar, exercitando a habilidade de aplicação do conhecimento em diferentes situações com crescente compreensão e dificuldade. É importante que a família saiba que as tarefas não precisam voltar para o Colégio absolutamente corretas, pois serão retomadas com os professores e são, antes de tudo, uma preparação para o hábito de estudo diário. Incentive o discente a fazer perguntas sobre suas dificuldades, em vez de depender da presença constante do adulto para a realização da lição de casa.

As tarefas são anotadas pelos próprios alunos na agenda no dia da solicitação.  Caso as lições de casa deixem de ser realizadas, a aprendizagem do aluno será comprometida.

LIÇÕES DE CASA

Os alunos do Fundamental I deverão lanchar no refeitório. Para aqueles alunos que não trouxerem o lanche de casa poderão comprar na cantina do Colégio. Havendo a necessidade de estimular hábitos saudáveis quanto à alimentação, sugerimos aos pais e ou responsáveis que introduzam no cardápio (lanche) do(a) seu (a) filho (a) uma fruta.

LANCHES E CANTINA

Sempre que o aluno necessitar tomar algum medicamento (alopático ou homeopático) no horário de aula, esse deve ser entregue à Coordenação do Colégio, identificado com o nome completo do aluno, ano, os horários e a dosagem. Lembramos que a(s) atendente(s) ao aluno não podem, em hipótese alguma, ministrar medicamentos sem a solicitação do responsável por escrito. Os alunos também não podem se automedicar dentro da escola.

MEDICAMENTOS

Quando houver a necessidade de aplicar qualquer sanção ao aluno que transgredir o estabelecido no Regimento do Colégio Euclides, é realizada uma orientação de conscientização sobre as consequências da falta cometida, sendo ratificado um acordo verbal pelo respeito às normas. Nas reincidências, ou de acordo com a gravidade do ato, o aluno estará sujeito às seguintes sanções disciplinares: Advertência Verbal, Advertência Escrita ou Suspensão, não havendo obrigatoriedade na observância dessa sequência. Cabe aqui ressaltar alguns deveres importantes dos alunos de nosso Colégio:

 

  • Comportar-se conforme as normas da boa educação, da convivência pacífica e da disciplina escolar;

  • Comparecer assídua e pontualmente às aulas;

  • Apresentar-se com uniforme identificado, em toda e qualquer atividade na escola;

  • Tratar professores, colaboradores e colegas com respeito e cordialidade;

  • Preservar sempre as instalações físicas e o material didático da Instituição, bem como respeitar os objetos de uso de seus colegas e indenizar os prejuízos, se assim couber;

  • Participar, com atenção, das atividades em aula e das explicações do professor, colaborando ativamente nos trabalhos individuais ou em grupo;

  • Estudar com regularidade, fazendo com aplicação as avaliações, lições de casa e demais atividades;

  • Portar o material didático exigido, trazendo tudo em ordem, conforme as recomendações do professor. A Agenda Escolar e o dicionário são materiais de uso obrigatório e devem estar com o aluno diariamente;

  • Não portar materiais que representem perigo para a sua saúde, segurança e integridade física, ou de outrem.

DISCIPLINA

  • É obrigatório frequentar as aulas de Educação Física na Unidade Escolar Euclidinho,

  • Os alunos deverão chegar para as aulas com dez minutos de antecedência;

  • Para as aulas é indispensável o uso do colete, meias brancas e ¾, tênis com solado não escorregadio, bermuda de helanca ou tactel preta (não será permitido a bermuda jeans) e a camiseta oficial do Colégio.

  • Manter o cabelo preso, quando comprido.

EDUCAÇÃO FÍSICA

  • O Portal COC foi criado com o objetivo de oferecer interatividade, conhecimento e diversão para nossos alunos, enriquecendo seus estudos. Todos os alunos já foram cadastrados e receberam os dados de acesso, que poderá ser realizado através do login e senha já cadastrados.  É importante modificar a senha após o primeiro acesso. Alunos e responsáveis poderão acessar o Portal e encontrar aulas digitais, jornalismo educativo, livro eletrônico, banco de simulados, plantão on-line e outros recursos educativos.

PORTAL COC

coc verde horizontal.png
bottom of page