O Colégio

O Início

Ilha Solteira, município paulista, começou existir em 1968 como um acampamento de operários. A construção de uma importante Usina Hidrelétrica exigiu que uma cidade fosse construída e todos os recursos urbanos necessários, como escolas, hospital, clubes, igrejas, etc. entraram no planejamento.

A Criação

Um grupo de pais e professores propôs à comunidade local que se criasse um estabelecimento de ensino que, à médio prazo, suprisse tais deficiências, dando oportunidade aos jovens dessa região de ingressarem numa ótima Escola Superior.

Então, um grupo de 73 pais resolveu criar uma escola com o perfil da exigência deles para seus filhos e se tornaram o que chamamos de sócios fundadores.

O Nome

Diante disto surgiu a pergunta: Que nome escolher para o novo colégio? E qual a justificativa para que tal escolha fosse efetivada? Euclides da Cunha foi escolhido. Mas por quê? O aludido personagem era homem da terra e conhecedor de tudo que nela existia. No caso, o Homem. É do conhecimento de todos sua obra imortalizada, OS SERTÕES.

Proposta Pedagógica

Em 2016 Colégio Euclides da Cunha em parceria com o Sistema Educacional COC, encara os novos desafios de seu tempo, alicerçado numa proposta pedagógica que respeita as necessidades, os interesses e as possibilidades do aluno como sujeito do seu processo de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que respeita os conteúdos e conceitos essenciais das diferentes áreas de conhecimento, atribuindo-lhes uma dimensão atual.

O Sucesso

Divulgamos com orgulho que nossos resultados de ingressos nas universidades brasileiras estão sendo alavancados ano a ano. Ganhamos duas edições das Olimpíadas do Conhecimento em Ação.

Corpo docente competente e familiares presentes e atuantes.

As pontes estabelecidas entre as partes foram necessárias e as distâncias foram relativamente encurtadas na consecução dos objetivos que se pretendia atingir. E atingimos. A com a comunidade reconheceu o valor e a importância do Colégio Euclides da Cunha. Hoje somos o foco, afinal, temos 36 anos de compromisso com a educação ilhense.

Âncora 1